• Patryk Campos

Principal marqueteiro de MT, Antero lança instituto de pesquisa

Fonte Gazeta Digital

Ex-senador e um dos principais marqueteiro político de Mato Grosso, Antero Paes de Barros, lançará nesta sexta-feira (19), o instituto de pesquisa Avaliar, com foco principal no mercado político.

E para apresentar o novo instituto, Antero divulgará amanhã uma pesquisa autonôma da Avaliar, com a avaliação dos governos Emanuel Pinheiro (MDB), Mauro Mendes (DEM) e Jair Bolsonaro (PSL), em Cuiabá.

"Foi uma pesquisa realizada com 1.251 pessoas para medir a avaliação pública em Cuiabá das gestões da prefeitura de Cuiabá, do governo do Estado e do governo federal", disse ao GD.

Já na próxima segunda (22), o novo instituto irá apresentar uma avaliação eleitoral, visando 2020. Já na terça (23) e quarta-feira (24), da próxima semana, será a vez do município de Várzea Grande, ter a pesquisa de avaliação da gestão Lucimar Campos (DEM) divulgada.

O instituto já está em funcionamento há dois meses e já tem serviços em andamento em Mato Grosso e em outros Estados. Além das avaliações políticas, a Avaliar também lançará o Índice de Pesquisa do Setor Público (ISSP), que medirá qualitativamente a opinião pública em relação aos serviços públicos em diversas áreas como Saúde, Educação, Segurança, entre outros.

"Com essa avaliação de satisfação, os gestores serão norteados a buscar soluções para melhorar essas áreas", explica Antero. O setor privado também poderá solicitar pesquisas de acordo com o seu interesse.

Como sócios, Antero contará com o jornalista Pedro Pinto de Oliveira atua há 35 anos em campanhas eleitorais e agrega ao instituto experiências do mercado e da academia.

Professor e pesquisador, Pedro Pinto é doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado na Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal. Também é especialista em media training para empresários e políticos.

Foi diretor de jornalismo da TV Centro América, correspondente do jornal Correio Braziliense e teve passagens por outras TVs e rádios do estado.

O ex-secretário estadual de Cidades e ex-secretário de Infraestrutura do município de Várzea Grande, Gonçalo Barros ingressa na sociedade depois de fundar e comandar por 10 anos o MT Dados, instituto que ganhou credibilidade no estado em razão do elevado percentual de acerto em seus prognósticos eleitorais.

Formado em Direito, com especialização em Direito Administrativo, Gonçalo Barros é especialista em pesquisa quantitativa. Com especialidade em gerência de cidades, Gonçalo é um estudioso dos problemas do estado de Mato Grosso.

Quem também integra a equipe é o renomado jornalista Amauri Teixeira. Especialista em análise de pesquisas de opinião pública, já foi consultor de estratégia e analista de pesquisas em 20 campanhas vitoriosas, entre governos estaduais e prefeituras.

Por 11 anos, foi diretor, em Brasília, da MCI-Estratégia, consultoria de marketing do cientista político Antonio Lavareda. Também integrou as equipes comandadas por Antero Paes de Barros nas duas vitórias de Wilson Santos à Prefeitura de Cuiabá e nas eleições de Emanuel Pinheiro (MDB) a prefeito de Cuiabá e do governador Mauro Mendes (DEM).

“O Avaliar nasce para oferecer à classe política e à sociedade informações isentas e confiáveis, que possam ajudar na tomada de decisões e sejam capazes de traduzir os anseios e as necessidades da população”, afirma Antero, que destaca a independência do instituto em relação aos clientes de sua consultoria de marketing. “São atividades distintas e que não se confundem. Por isso, fiz questão de convidar profissionais do mercado e com larga experiência. Credibilidade é o pilar mais importante de um instituto de pesquisa”, completa Antero.

À frente dessa equipe de peso, Antero coleciona vitórias no marketing político de Mato Grosso. Comandou o marketing das campanhas vitoriosas de Dante de Oliveira à Prefeitura de Cuiabá, nos anos de 1985 e 1992. 

Atuou também nas vitórias de Wilson Santos em Cuiabá, nos anos de 2004 e 2008; de Pedro Taques na corrida ao governo, em 2014; de Juarez Costa à Prefeitura de Sinop, em 2012; de Emanuel Pinheiro em Cuiabá, em 2016; e nas campanhas de Mauro Mendes ao governo e de Jayme Campos ao Senado, em 2018.

21 visualizações
  • w-facebook
  • Twitter Clean

© 2019 Avaliar Pesquisa. Todos os direitos reservados.